Jornadas de Biotecnologia debatem inteligência artificial e ética na ciência

• 28 março 2023, terça-feira

As Jornadas de Biotecnologia, organizadas por estudantes e antigos alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto, vai decorrer nos dias 29 e 30 de março.

Este é um encontro anual que procura estabelecer um elo de ligação entre os atuais estudantes e os futuros engenheiros e profissionais das diferentes áreas de estudo ligadas à biotecnologia.

O evento, que terá lugar na Escola Superior de Biotecnologia, irá decorrer ao longo de dois dias, em formato de congresso científico e contará com oradores de renome nacional e internacional nas áreas da Biotecnologia, Microbiologia, Ciências da Nutrição, Engenharias Alimentar, Biomédica e do Ambiente.

O objetivo é promover a familiarização com o mundo da Biotecnologia e a realidade industrial e empresarial, mas também promover um maior contacto e conhecimento das mais recentes descobertas tecnológicas e científicas, através da realização de palestras, speed dating, workshops e uma mesa-redonda sobre ética na ciência.

Os temas das palestras serão “Dietas sustentáveis em Jovens Casais Portugueses: Jantar Proteínas Alternativas”; “Saboreamos com o cérebro, não com a língua”; “O hospital do futuro”; “Projetos Extracurriculares”; “Algas… o alimento do futuro?”; “Genética médica”; “Hacking – Segurança em Sistemas de Saúde”; “Comunicação em Ciência: 'Make science understandable'” e “A importância da IA em Data Science”.

Os participantes vão ter a oportunidade de esclarecer dúvidas e interagir com representantes de organizações como iLof; Craftable Software; Farfetch; PeekMed; FC Porto; Tec4Med; Amyris; TECMAFOODS: insect based feed & food, Lda, entre outras.

O evento vai contar com a presença de Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, que atua no interesse do Centro Regional do Porto; Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia; Leonor Pinto, presidente da Associação Nacional dos Estudantes de Nutrição; Sara Pereira, presidente da Associação Nacional de Estudantes de Engenharia Biomédica; André Mimoso, presidente da Associação de Estudantes  da Escola Superior de Biotecnologia; e ainda com Simone Sá, presidente das Jornadas de Biotecnologia 2023.