IPO de Lisboa lança concurso para projeto de arquitetura do novo edifício

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO de Lisboa) lançou o procedimento de aquisição do projeto de arquitetura para a construção do novo edifício de ambulatório.

Com um valor estimado de dois milhões de euros, este projeto marcará o lançamento da operação de construção do edifício, num ano em que o IPO de Lisboa vai celebrar o seu centenário.

“É um passo expressivo e importante para permitir concretizar uma necessidade de vários anos, tanto de profissionais de saúde como de doentes. Estamos confiantes de que o processo seguirá com normalidade e que 2023 seja um ano decisivo para se avançar para a realização desta obra”, afirmou, em comunicado, a presidente do Conselho de Administração do IPO de Lisboa.

Segundo o instituto, o novo edifício vai concentrar valências que atualmente se encontram distribuídas por vários espaços, com “óbvios benefícios de partilha de recursos humanos e tecnológicos”.

“Além das inúmeras vantagens para profissionais e doentes, melhor adequação da prestação de cuidados de saúde às necessidades e à crescente procura de cuidados especializados em oncologia, vai ainda facilitar a comunicação entre os diversos participantes nos processos assistenciais, de diagnóstico e de investigação e ensino”, adiantou.

A obra será projetada para ocupar uma área superior a 24 mil metros quadros, do lado nascente no IPO de Lisboa.

De acordo com o documento publicado em Diário da República, as candidaturas podem ser apresentadas até 11 de março e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 120 dias a contar dessa data.

O prazo inicial de execução do contrato é de 63 meses e os critérios de adjudicação são a qualidade da proposta (70 por cento), que inclui inovação e identidade arquitetónica, integração e relação com os restantes edifícios, inovação e adequabilidade das soluções técnicas e exequibilidade técnica e sustentabilidade da proposta, o preço (15 por cento) e o prazo (15 por cento).

Consulte o anúncio em https://files.dre.pt/cp_hora/2023/02/029/416140046.pdf

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.