IPO Coimbra cria banco de próteses auditivas para doentes oncológicos

  • 23 agosto 2022, terça-feira
  • Gestão

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO de Coimbra) lançou o Programa ReADAPTAR, um banco de próteses auditivas que pretende ser uma resposta social inovadora específica e facilitadora da vida diária do doente oncológico com perda auditiva, assim como das suas famílias ou cuidadores.

Em comunicado, o IPO de Coimbra explica que a perda auditiva é muitas vezes fator de isolamento social pela dificuldade de comunicação que acarreta, com potencial para induzir quadros de ansiedade e depressão.

Assim, este programa pretende contribuir para devolver a capacidade de audição aos doentes oncológicos, independentemente da fase da doença ou do tratamento.

São candidatos ao programa ReAdaptar todos os doentes oncológicos do IPO de Coimbra que beneficiem de prótese auditiva, prescrita em consulta, unilateral ou bilateralmente, de acordo com a avaliação efetuada no Gabinete de Audiologia.

De acordo com o instituto, será efetuado um processo de validação dos equipamentos doados, sendo que aqueles que se encontrem em perfeito estado de funcionamento serão alvo de higienização. Só serão utilizados, para readaptar, os aparelhos auditivos (equipamento eletrónico), sendo descartados todos os moldes e carcaças que acompanhem o equipamento.  

O IPO de Coimbra informa ainda que no processo de readaptação serão utilizadas olivas ou moldes novos, e os equipamentos que não estejam a funcionar serão canalizados para empresas de gestão de resíduos eletrónicos. Os candidatos ao Programa farão as consultas de adaptação e seguimento no Gabinete de Audiologia. 

As próteses auditivas podem ser doadas por pessoas que, a título particular, queiram doar aparelhos em desuso, empresas ou fabricantes que tenham próteses auditivas descontinuadas ou equipamentos de campanhas de “retoma”, e ainda empresas ou fabricantes que possam fornecer equipamento e software de programação.  

O Programa ReADAPTAR é uma iniciativa do Serviço de Otorrinolaringologia que está acessível a toda a comunidade e que funcionará numa perspetiva de complementaridade às respostas já existentes.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.