Investimentos de 12,3 milhões para unidades da ULS Guarda

O Governo pretende investir um total de 12,3 milhões de euros na melhoria das condições de edifícios do Hospital Sousa Martins – Guarda e do Centro de Saúde de Seia, integrados na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

Segundo a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no Parque da Saúde da Guarda, onde está instalado o Hospital Sousa Martins – Guarda, estão previstos investimentos no valor global de 11 milhões de euros e, em Seia, na requalificação do Centro de Saúde, 1,3 milhões de euros.

A ministra visitou o Centro de Saúde de Seia e esteve no Hospital Sousa Martins – Guarda, onde participou numa reunião de trabalho com o Conselho de Administração da ULS, para perceber “as várias necessidades” locais, e para que dois projetos sejam candidatados ao Programa Operacional Regional do Centro, tendo em conta que verbas remanescentes foram alocadas à Saúde.

A ministra da Coesão Territorial disse que o Parque da Saúde da Guarda tem carências e diferenças muito grandes. “Tem um edifício do mais moderno que temos no nosso país, mas também tem um edifício onde se prestam cuidados de saúde, que é conhecido como ‘comboio’, a precisar de intervenções urgentes”.

Ana Abrunhosa adiantou que no Programa Operacional Regional há verbas para a área da Saúde que podem, “a breve prazo”, ajudar a “fazer obras que são urgentes”, quer no edifício do ‘comboio’, quer no antigo edifício da administração regional de saúde (onde está a sede da ULS), ao nível da cobertura e das fachadas.

Já há projeto para a execução das obras

As verbas estão disponíveis e “não é por falta de fundos que não se farão as obras mais urgentes”, admitiu, afirmando que “já há projeto” para a execução das mesmas.

Segundo a governante, “a correr tudo bem”, poderá haver obras no início de 2022, o que seria “uma excelente notícia para a Guarda”.

Além destas duas intervenções, indicou que está prevista outra empreitada relacionada com o edifício do ‘pavilhão 5’, onde funcionaram as urgências do Hospital Sousa Martins até à abertura do novo bloco, em 2014, que “terá financiamento através do Orçamento do Estado”, para a instalação do Departamento da Saúde da Criança e da Mulher.

Em relação ao Centro de Saúde de Seia, a ministra explicou que vão ser realizadas obras de requalificação do edifício, que custam 1,3 milhões de euros.

“A área da saúde é, e tem que ser, uma área prioritária de investimento no nosso país. Tem que ser, e é, uma área prioritária de aplicação de fundos comunitários”, afirmou Ana Abrunhosa.

Relativamente às requalificações de edifícios emblemáticos do Parque da Saúde da Guarda – pavilhões Rainha Dona Amélia e António de Lencastre – estes “só terão possibilidade de financiamento no próximo quadro comunitário”.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda, João Barranca, disse que a equipa que lidera não irá “perder tempo” na concretização das obras previstas para o Parque da Saúde.

O responsável adiantou, ainda, que no pavilhão Rainha Dona Amélia deverá ser instalado um Centro de Investigação e Ensino, enquanto o pavilhão António de Lencastre poderá ser requalificado para acolher a Unidade de Saúde Familiar, que funciona atualmente em instalações arrendadas.