Intervenção na instalação hospitalar

Aos edifícios hospitalares, é-lhes exigido um elevado desempenho e disponibilidade das suas instalações, sem nunca comprometer a sua finalidade: prestar cuidados de saúde.

Ao contrário de outro tipo de instalações (escolas, edifícios de comércio ou outros) os hospitais são por norma usados por 50 anos ou mais, mas simultaneamente, as unidades médicas específicas podem ter de ser mudadas ou substituídas ao fim de 10 anos, fruto da mudança dos métodos clínicos, mudança de equipamento ou de tecnologia.

Os equipamentos hospitalares evoluem a cada dia, pelo que os hospitais de hoje e do amanhã precisam encarar que a perspetiva de mudança é permanente. Como tal, as intervenções atuais devem privilegiar soluções com uma estrutura física modular e fácil de alterar.

Diariamente assistimos a uma busca permanente de atualização das instalações hospitalares para atender a novos padrões técnicos, acompanhado muitas vezes com o recrutamento de pessoal médico, altamente especializado, que visa fortalecer as suas áreas de especialização, para obter visibilidade e diferenciação num determinado serviço inovador.

A intervenção em ambiente hospitalar, com o mesmo em funcionamento, deve atender a que mesmo um pequeno hospital é muitas vezes um dos maiores empregadores na sua comunidade, movimentando centenas ou milhares de pessoas por dia. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº 97 jan/fev 2020

Ilda Rocha, SUCH - Serviço de Utilização Comum dos Hospitais