Instalações, Equipamentos e controlo de Infeção em contexto de pandemia: experiência da Unidade Local de Saúde de Matosinhos - Hospital Pedro Hispano

Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho de seu saber. Albert Einstein

A pandemia provocada pela SARS-CoV2 veio mudar a forma de prestação de serviços de cuidados de saúde, nos hospitais e nas unidades de saúde, bem como, o modo de atuação na manutenção destes mesmos espaços. Tais necessidades, obrigaram a transformar os diferentes locais de trabalho, onde mais um “inimigo” passaria a estar dentro de paredes, e para tal, seria necessário criar infraestruturas que protegessem todos os profissionais.

Construir de novo pode-se considerar algo fácil, comparativamente ao desafio de transformar locais já existentes, em espaços capazes de absorver doentes com patologias infeciosas. Assim começou o desafio do Serviço de Instalações e Equipamentos, do Hospital Pedro Hispano.

“O que podemos fazer para criar locais apropriados a doentes em elevado número?”

“Quais as necessidades destes espaços?”

 “É possível a sua transformação/adaptação?”

Foi realizado inicialmente um diagnóstico dos espaços existentes e estudada a possibilidade da sua conversão. O ginásio do Serviço de Medicina Física e Reabilitação foi um dos espaços considerados, por se encontrar no piso de acesso direto ao exterior, com acessos facilitados para instalação de equipamentos de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC) em zonas adjacentes. Este espaço, com cerca de 215m2 de “open space”, foi adaptado para receber 17 doentes, 11 dos quais em condições perfeitamente confortáveis.

O mesmo espaço foi munido de sistema AVAC dedicado, capaz de promover um ambiente de pressão negativa, e uma rede de infraestrutura de gases medicinais (34 de oxigénio, 34 de ar e 34 de vácuo). Face a tal conversão, todo o espaço foi também revisto para melhorar consideravelmente as condições existentes de um Ginásio comum. (...)

Em colaboração com Rui Rei, engenheiro mecânico no Serviço de Instalações e Equipamentos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, ANA SANTANA, técnica superior de electromedicina no Serviço de Instalações e Equipamentos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, JOANA GONÇALVES, técnica de metrologia no Serviço de Instalações e Equipamentos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, NUNO ANTUNES, gestor hospitalar no Serviço de Instalações e Equipamentos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, e ANTÓNIO FARIA, engenheiro eletrotécnico no Serviço de Instalações e Equipamentos da Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Artigo completo na TecnoHospital nº102, nov/dez 2020

Pedro Machado

Engenheiro Eletrotécnico

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para Pedro.Machado@ulsm.min-saude.pt

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.