Plataforma INSaFLU apresentada a 7 de fevereiro

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promove, dia 7 de fevereiro, pelas 11 horas, nas suas instalações em Lisboa, uma sessão pública de apresentação da plataforma bioinformática INSaFLU, uma tecnologia que permitirá fortalecer a vigilância da gripe.

No Porto, será possível acompanhar a sessão por videoconferência no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira.

A sessão servirá para demonstrar a utilização e o potencial desta nova plataforma usando já como modelo dados da presente época gripal.

INSaFLU («INSide the FLU») é a primeira plataforma online, a nível mundial, de livre acesso e de fácil utilização para a integração da análise total do genoma do vírus influenza na vigilância da gripe. Prevê-se que a nova ferramenta contribua para um melhor design das vacinas antigripais para a identificação dos mecanismos genéticos responsáveis pela resistência a fármacos antivirais e para uma melhor compreensão da capacidade de transmissão e virulência do vírus influenza.

Tradicionalmente, a vigilância da gripe tem sido realizada através do estudo genético de uma pequena porção do vírus influenza. No entanto, dada a limitada informação inerente a esta abordagem e ao recente desenvolvimento da sequenciação total do genoma para agentes microbianos patogénicos, as autoridades de saúde mundiais emitiram fortes recomendações no sentido de passar a ser utilizada esta metodologia para a vigilância da gripe.

Um dos principais obstáculos à análise dos dados da sequenciação total do genoma prende-se com a necessidade de aplicar métodos complexos de bioinformática, os quais requerem um conhecimento especializado não disponível na maior parte dos laboratórios a nível mundial. A plataforma INSaFLU permite ultrapassar esta lacuna, já que qualquer microbiologista, mesmo sem conhecimentos em bioinformática, pode proceder à análise do genoma total do vírus influenza.

Consulte o programa da sessão em http://www.insa.min-saude.pt/wp-content/uploads/2018/02/Sessao_INSaFLU.pdf

Imagem: Kelly Sikkema / Unsplash

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.