Inovação em Saúde

Deteção precoce da doença de Alzheimer, transmissão de material genético entre células tumorais e modelação 3D de pele são projetos tecnológicos na área da Saúde apoiados pelo COMPETE.

Ferramenta para modelação 3D de pele

SkinChip é um projeto que junta a Universidade do Minho, o CENIMAT-I3N (Centro de Investigação de Materiais (Lab. Associado I3N) da Universidade Nova) e o INEB (Instituto Nacional de Engenharia Biomédica) no objetivo de criar um sistema à base de celulose, inovador, de baixo custo, seguro, descartável, sustentável, capaz de suportar o crescimento de um modelo funcional de pele. A equipa irá desenvolver um dispositivo de pele-on-chip, tendo por base materiais de baixo custo e tecnologias amplamente disponíveis. A celulose vegetal e a celulose bacteriana vão ser exploradas no sentido de servirem de base para a construção de uma plataforma de microfluídica, utilizando a tecnologia lab-on-paper , para a introdução de estímulos externos (elétricos ou mecânicos), e para apoiar o crescimento (multi)celular de pele.

Transmissão de material genético entre células tumorais

O projetoTHoR - Transferência horizontal de resistência à terapia: mudança de paradigma na monitorização de pacientes com cancro, promovido pelo IPATIMUP, tem como objetivo esclarecer os possíveis mecanismos como se propagam as mutações de resistência às terapias entre células tumorais. Os investigadores delinearam como objetivos demonstrar que os mecanismos de resistência à terapia são transferidos entre células tumorais e determinar se as células recetoras integram de forma estável os mecanismos de resistência à terapia. A colaboração com a empresa Life Technologies garante acesso privilegiado (sob termos de um acordo de desenvolvimento) a ferramentas exclusivas, que permitem a deteção de mutações com elevada sensibilidade. 

Diagnóstico precoce e preditivo da doença de Alzheimer

O aumento do número de casos de pessoas com demência, consequência da maior esperança de vida, coloca em cima da mesa a necessidade premente de encontrar mecanismos de melhoria das condições de vida da população.

Se, por um lado, urge apostar na formação de cuidadores formais e (também no apoio) dos informais, também é importante inverter a atual situação de diagnóstico tardio.

A pensar nisso, a Universidade de Aveiro está a promover um projeto cujo objetivo é investigar e validar proteínas no sangue como preditores da doença de Alzheimer e conversão para demência e definir perfis específicos de acordo com o estado da doença.

As abordagens neuroquímicas em doenças neurodegenerativas têm ganho aceitação nos últimos anos, com monitorização de biomarcadores no líquido cefalorraquidiano e soro. O diagnóstico neuroquímico de demência baseado no CSF (CSF-NDD - neurochemical dementia diagnostics) é o estado-da-arte, mas o  CSF-NDD apresenta limitações, como o reduzido número de biomarcadores e a necessidade de uma punção lombar, para recolha do CSF, o que dificulta o seu uso como um procedimento de rastreio generalizado.

O foco tem, por isso, incidido na identificação de biomarcadores no sangue, que apresentam soluções com um menor custo e um método de diagnóstico não-invasivo. Atualmente ainda não existe nenhum biomarcador no sangue que seja sensível, fiável e usado de rotina para o diagnóstico clínico. Apesar de já terem sido identificados alguns candidatos, estes precisam de ser validados e bem estabelecidos em avaliações clínicas. Além disso, testes de demência e doença de Alzheimer no sangue vão para além de uma ferramenta de diagnóstico, permitem também a avaliação de risco, prognóstico, ensaios farmacológicos e avaliação do potencial terapêutico e toxicidade.

A conclusão bem-sucedida deste projeto permitirá avaliar e validar os biomarcadores da doença de Alzheimer baseados em sangue, podendo ser traduzido para a prática clínica.

Mais informação em

www.poci-compete2020.pt/newsletter/detalhe/Proj16904_AD_Blood_Assay

http://www.poci-compete2020.pt/newsletter/detalhe/Proj16602-THoR-NL144

http://www.poci-compete2020.pt/destaques/detalhe/Proj16595_SkinChip

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.