INEM renova acreditação do IPO Lisboa

  • 16 março 2022, quarta-feira
  • Gestão

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) renovou a acreditação da formação em suporte básico de vida dada pelo Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa). A auditoria validou todos os requisitos avaliados e não assinalou pontos fracos.

A formação dada na Escola de Formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Básico de Vida – Desfibrilhação Automática Externa (SBV+DAE), do IPO Lisboa, foi revalidada pelo Gabinete de Certificação e Acreditação dos INEM.

Na auditoria, realizada no início de fevereiro, todos os requisitos necessários para renovar a acreditação foram considerados “Conforme”, não tendo sido assinalados pontos fracos ou a melhorar. O documento destaca como pontos fortes as “instalações e materiais adequados para a formação”, o dossier pedagógico, que inclui todos os documentos necessários, o acompanhamento pedagógico e assertivo dado aos formandos, e a “excelente coordenação, organização e dinamismo” verificadas durante a ação.

A médica anestesista e coordenadora da Unidade de Emergência Médica do IPO Lisboa, Filipa Resende, revelou que há bastante adesão dos profissionais de saúde à formação em SBV+DAE. Porém, a falta de formadores (dos 16 iniciais, a equipa tem atualmente 11) e a pandemia de Covid-19 que obrigou a reduzir o número inicial de formandos de 18 para seis (agora são 12), limitou o número de sessões programadas. Já a formação em SBV, para os profissionais que não são da área da saúde, a adesão tem sido menor.

No ano passado foram realizadas 13 ações de SBV+DAE com 85 formandos, e dez ações de SBV com 59. Desde 2019, ocorreram 33 formações em SBV+DAE, que capacitaram 155 profissionais de saúde, e 24 em SBV, que formaram 200 profissionais de outras áreas.

A especialista adiantou que para 2022 está prevista a realização de 20 formações e que para o próximo ano serão 40, graças ao aumento de formadores que deverão reforçar a equipa em outubro. Para 2023 está ainda prevista a realização de formação de Suporte Básico de Vida Pediátrico + Desfibrilhação Automática Externa para os profissionais deste serviço.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.