Inauguradas novas instalações do Centro de Mama no CHUSJ

As novas instalações do Centro de Mama do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) foram inauguradas a 3 de fevereiro pelo ministro da Saúde.

Esta unidade com quase 15 anos de existência é, desde fevereiro do ano passado, um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na resposta à patologia mamária.

“Se fizeram o que fizeram estando alojados em contentores durante mais de uma década, imaginem o que vão fazer daqui para frente”, sublinhou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, enaltecendo o investimento feito pela instituição e os resultados alcançados ao longo destes 15 anos, como serem o primeiro e único centro de tratamento do cancro da mama no SNS com certificação clínica europeia (EUSOMA).

O ministro da Saúde destacou o desempenho do SNS na resposta à doença oncológica, realçando as taxas de sobrevivência a cinco anos em Portugal acima da média europeia, como revelou um recente relatório europeu.

“O cancro é uma das principais prioridades nacionais para os próximos anos, em Portugal e na União Europeia”, sublinhou Manuel Pizarro.

“Diagnosticámos em 2019, o último ano com números fechados, 57 878 casos de cancro em Portugal. Dá-nos bem a dimensão do trabalho imenso que temos para fazer porque felizmente, ao contrário do que acontecia no passado, hoje temos soluções a oferecer à grande maioria dos doentes. Isto é positivo, mas é também exigente para o serviço de saúde, por isso temos de otimizar recursos, funcionar em rede e potenciar a resposta para que haja aquilo que só o SNS garante: equidade territorial e social no acesso à inovação tecnológica na área da medicina e da oncologia”, referiu.

Na intervenção dirigida aos profissionais e responsáveis do Centro Hospitalar Universitário de São João, o ministro da Saúde anunciou que, em breve, será apresentada a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro 2030, centrada no cidadão e estruturada em quatro pilares: Prevenção; Deteção Precoce; Diagnóstico e Tratamento e Sobreviventes.

Melhorar a adesão aos rastreio do cancro do colo do útero e do cancro colorretal, aproximando-os do sucesso do rastreio do cancro da mama, são outros objetivos da tutela, a par do desenvolvimento de projetos-piloto para o alargamento dos rastreios oncológicos ao cancro do pulmão, estômago e próstata. O plano passa por desenvolver esse trabalho ao longo de 2023 e 2024, no quadro das novas recomendações da União Europeia, que propõe como meta 2025.

Manuel Pizarro destacou ainda os resultados do SNS em 2022, ano em que alcançou níveis históricos de atividade, também na área da oncologia.

“O SNS fecha o ano 2022 com muitas dificuldades e problemas, mas sem dúvida nenhuma com uma enorme demonstração da força da sua capacidade de trabalho”, concluiu o ministro da Saúde.