Inaugurada unidade de saúde em Águeda

A União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, no concelho de Águeda, tem uma nova unidade de saúde que permite proporcionar melhores cuidados de saúde aos utentes e que reforça a importância da aposta em serviços de proximidade.

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, presidiu à inauguração das instalações, no sábado, dia 4 de fevereiro.

A nova unidade de saúde resulta de um projeto inteiramente financiado pela Câmara Municipal de Águeda e executado pela Junta de Freguesia. “Assim se evidencia o papel decisivo que o poder local pode ter na qualificação dos cuidados de saúde primários”, salientou o ministro da Saúde, na cerimónia de inauguração.

O governante elogiou a opção pela reabilitação de um edifício da junta de freguesia, que permite manter os cuidados de saúde numa localização central e lado a lado com outros serviços públicos de interesse para as pessoas.

Manuel Pizarro aproveitou o momento para reconhecer que a falta de médicos de família ainda é um problema em algumas unidades, mas avançou que durante o mês de fevereiro serão colocados dois novos especialistas em medicina geral e familiar no concelho de Águeda. Depois, agradeceu à equipa de saúde da unidade, uma médica, uma enfermeira e uma secretária clínica, pelo trabalho desenvolvido e “patente no carinho demonstrado pela população”.

“Queremos que todos os portugueses tenham uma equipa de saúde familiar, mas, entretanto, é preciso encontrar respostas transitórias”, asseverou, insistindo que só este ano começaram a sua formação em medicina geral e familiar um total de 507 jovens médicos, mas que é necessário aguardar quatro anos para que terminem a especialidade. “Se tivéssemos sempre formado números iguais a este, o problema não existia”, acrescentou.

A organização do sistema de saúde em redes mais inteligentes é uma das medidas que o Ministro da Saúde considera essenciais para respostas em permanência e com mais qualidade. Para isso, as pequenas unidades como a de Travassô e Óis da Ribeira devem associar-se a unidades de localidades próximas que assegurem “interrupções temporárias que acontecerão sempre”, como os casos de doença do médico ou de licença de parentalidade.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.