Hospitalização domiciliária teve um papel crucial durante pandemia

O secretário de Estado da Saúde revelou que 85 por cento dos doentes infetados pelo novo coronavírus foram tratados em casa, afirmando que “se há momento em que foi provada a importância da hospitalização domiciliária foi durante esta pandemia”.

As declarações do secretário de Estado da Saúde, António Sales, foram feitas durante a cerimónia de assinatura de um protocolo entre o Grupo NOV e o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), para oferta de uma viatura ligeira de passageiros à unidade de Hospitalização Domiciliária.

O presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho, afirmou que a pandemia contribuiu para “evidenciar a oportunidade acrescida da Hospitalização Domiciliária”.

“Estamos aqui para falar de futuro, do novo serviço para o qual trabalhámos arduamente, e neste contexto foi possível associar um grupo empresarial importante da nossa região e contar com a respetiva colaboração na disponibilização de um apoio essencial à Hospitalização Domiciliária», acrescentou o presidente.

Para este projeto foram investidos cerca de 70 mil euros, dos quais 37 mil euros foram destinados a obras de adaptação, e os restantes 33 mil euros em equipamento para apetrechamento da unidade.

“A circunstância da crise que vivemos acentua mais a nossa responsabilidade em tornar esta aposta e esta oferta num investimento virtuoso, com retorno social e técnico para os nossos doentes e para o CHL”, afirmou Licínio de Carvalho.

A nova unidade de Hospitalização Domiciliária do CHL destina-se a doentes com necessidades assistenciais hospitalares no domicílio, de forma a reduzir a taxa de complicações relacionadas com infeções em meio hospitalar, e aproximar o hospital da comunidade. Esta unidade encontra-se em funcionamento desde março passado.

Para o presidente do Conselho de Administração do CHL, este é “um modelo privilegiado de resposta hospitalar que procura reduzir os impactos negativos que tem, precisamente, a hospitalização clássica”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.