Hospital de Vila Franca de Xira implanta primeiro pacemaker

O Serviço de Cardiologia do Hospital Vila Franca de Xira (HVFX), no distrito de Lisboa, implantou o primeiro dispositivo de pacemaker no dia 2 de maio, anunciou a unidade hospitalar.

O médico de cardiologia do HVFX Pedro Custódio afirmou que foram “indispensáveis” duas condicionantes que permitiram ao Serviço de Cardiologia dar “este importante passo”.

“Por um lado, a equipa médica do serviço, e por outro haver abertura por parte do hospital para o investimento em infraestruturas e recursos humanos necessários para a implantação destes devices”, disse o cardiologista.

“Acredito que este é um passo sólido na direção de sermos um serviço de vanguarda e uma referência nacional, em termos de cardio-diagnóstico”, reforçou Pedro Custódio.

Nelson Cunha foi o cardiologista que efetuou a intervenção e estava muito satisfeito com o resultado do procedimento. “Conseguiu-se fazer o procedimento de forma simples e eficaz e, portanto, considero que foi um sucesso”, afirmou.

O cardiologista destacou ainda, “a possibilidade de se fazer este procedimento, neste hospital, com todas as condições de segurança e com uma equipa que está em crescimento, muito empenhada e muito dotada de saber, o que será uma grande mais-valia para uma articulação fácil entre todos e que tem um potencial de crescimento”.