Hospital de São João da Madeira disponibiliza tratamentos oncológicos

• 02 fevereiro 2022, quarta-feira

O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) passou, a 31 de janeiro, a disponibilizar os seus tratamentos oncológicos no Hospital de São João da Madeira, após dois anos em que, devido à Covid-19, esses foram realizados numa unidade privada, no concelho de Santa Maria da Feira.

O hospital de dia para doentes com cancro começou por funcionar no Hospital São Sebastião, que, em Santa Maria da Feira, é a sede do centro hospitalar com unidades também em São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, todas elas no distrito de Aveiro e partilhando um universo de 350 mil utentes.

Em abril de 2020, contudo, esse serviço foi transferido para uma estrutura privada, para libertar espaço para mais enfermarias afetas exclusivamente ao vírus SARS-CoV-2, na qual, segundo o CHEDV, toda a atividade se tem desenvolvido de forma “normal e satisfatória”.

“Apesar da boa relação existente”, os tratamentos oncológicos regressam novamente ao CHEDV, mas, em vez de serem devolvidos ao Hospital São Sebastião, passarão a ser realizados no Hospital de São João da Madeira, uma das três unidades hospitalares que integra o CHEDV, informou o centro hospitalar.

O Serviço de Oncologia do CHEDV realizou em 2021 um total de 16.900 consultas, registando uma mediana do tempo de espera para consulta de 11 dias. O Serviço realizou, em 2021, 3.910 sessões de Hospital de Dia.