Hospital de Ovar adquiriu novos equipamentos para análises clínicas

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar adquiriu dois novos equipamentos que melhoram a atividade diária no seu laboratório de análises clínicas.

O hospital divulgou, em comunicado, que o serviço passou a contar com um sistema automatizado de análise de urina que, nesta vertente, fornecerá melhor desempenho, maior economia de tempo e, em consequência, um melhor fluxo de trabalho, bem como com uma câmara de fluxo laminar de “classe II”, que irá conferir proteção adicional ao técnico no momento em que este manipula produtos biológicos, evitando também as contaminações cruzadas.

“Trata-se de um avanço tecnológico significativo, que vem reforçar a oferta diferenciada de meios técnicos que já dispomos, no sentido de facultar a melhor assistência aos utentes”, afirmou o presidente do conselho diretivo do Hospital Dr. Francisco Zagalo, Luís Miguel Ferreira, salientando que esta melhoria se insere na estratégia de atualização tecnológica da unidade hospitalar.

O patologista clínico responsável pelo serviço, Humberto Costa, sublinhou que a pandemia Covid-19 “impôs exigências imprevistas ao Hospital de Ovar, e a sua direção, apoiada na resiliência dos profissionais, não deixou de apostar em soluções de trabalho tecnologicamente mais eficientes”.

O laboratório de análises clínicas do Hospital de Ovar realiza estudos que auxiliam o diagnóstico de doenças. Efetua estudos analíticos em diferentes áreas da medicina laboratorial, designadamente química clínica, hematologia, imunologia e microbiologia clínica.