Hospital de Guimarães aumenta atividade em arritmologia durante pandemia

Em 2020, o Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães aumentou o número de procedimentos realizados em cardiologia e não suspendeu a atividade cirúrgica nessa área, mesmo em contexto pandémico.

Em comunicado, o Serviço de Cardiologia do Hospital de Guimarães explicou que “foi fundamental manter a atividade nesta área porque estamos a falar de intervenções que salvam vidas, quer seja a implantação de um dispositivo cardíaco ou a realização de um estudo electrofisiológico e de uma ablação”.

“Uma organização rigorosa e clara definição de prioridades ajudou-nos a manter a atividade, mesmo considerando que foi no espaço físico da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular do Serviço de Cardiologia que funcionou o Bloco Operatório, durante os três meses da primeira vaga”, lê-se no mesmo documento.

A arritmologia é uma subespecialidade da Cardiologia que se dedica ao diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas. As arritmias cardíacas são distúrbios dos batimentos do coração, que podem ocorrer de forma lenta (bradicardia), rápida (taquicardia) ou irregular (arrítmica). Alguns dos sintomas associados são palpitações, cansaço, falta de ar, suor excessivo, sensação de desmaio ou mesmo desmaio.

Por vezes o diagnóstico de arritmia é apenas identificado em exames de rotina sem que o paciente tenha tido qualquer tipo de sintoma. Uma das arritmias mais comuns é a fibrilhação auricular durante a qual o coração bate de forma irregular. A fibrilhação auricular é uma das principais causas de acidentes vasculares cerebrais, devendo por isso ser detetada e tratada atempadamente de forma a evitar outras complicações.