Hospital de Guimarães abre laboratório de Hemodinâmica

• 30 março 2023, quinta-feira

O Serviço de Cardiologia do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães iniciou, a 29 de março, a atividade do seu laboratório de Hemodinâmica e a realização de cateterismos cardíacos.

Em comunicado, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) explicou que este tipo de exames é fundamental na avaliação de doentes com patologia cardíaca e é utilizado principalmente no estudo invasivo da anatomia coronária, para identificação das lesões obstrutivas que são responsáveis, por exemplo, pelos sintomas da dor torácica na angina de peito ou no enfarte do miocárdio.

De acordo com o comunicado, a abertura deste serviço decorreu de um trabalho conjunto, sob a liderança da DE-SNS, com a colaboração técnica da coordenação nacional das doenças cardiovasculares da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Emergência Médica e da Administração Regional de Saúde do Norte, aproximando e desenvolvendo o espírito de colaboração entre os profissionais dos serviços de Cardiologia do Hospital de Guimarães e do Hospital de Braga, no interesse dos utentes.