Hospital Garcia de Orta viu renovada a sua acreditação internacional de Qualidade

• 14 fevereiro 2017, terça-feira

O Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS) renovou, pela terceira vez, a acreditação do Hospital Garcia de Orta. Este processo de acreditação obriga ao cumprimento de 54 padrões de excelência, de natureza organizacional, clínica e não clínica, respondendo a cerca de 7 mil requisitos estabelecidos.

O enfoque deste Programa de Acreditação Internacional para Organizações Prestadoras de Cuidados de Saúde, agora na sua quarta edição, assenta nos parâmetros de Liderança, Gestão e Cultura, Normas Corporativas, Administrativos Centrados nos Doentes, Risco e Segurança, Cuidados Centrados no Doente e Gestão de Serviços e Ambiente.

Para Daniel Ferro, Presidente do Conselho de Administração daquela unidade hospitalar, trata-se do "culminar de três anos de muito trabalho de todos os profissionais do Hospital Garcia de Orta e dos diferentes stakeholders com os quais se relaciona e pratica benchmarking".

O cumprimento dos requisitos da Norma ISO 9001:2008 - Sistemas de Gestão da Qualidade granjeou também ao hospital, pela segunda vez, os prémios de Certificação para os Serviços de Anatomia Patológica, Bloco Operatório Central, Patologia Clínica e Gestão Logística.

A renovação da acreditação e da certificação são válidas por três anos, desde que as auditorias anuais comprovem que o hospital mantém as práticas conformes às normas internacionais referidas.