Hospital da Figueira da Foz inicia tratamento da paramiloidose

• 17 fevereiro 2023, sexta-feira
  • Gestão

Fotografia: Serviço Nacional de Saúde

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) tem disponível um serviço de tratamento de paramiloidose familiar (mais conhecida como “doença dos pezinhos”) para doentes seguidos no Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP) e residentes na região Centro.

De acordo com HDFF, este novo serviço de assistência resulta de uma articulação com o CHUP, que é um dos dois centros de referência nacionais para o tratamento da paramiloidose familiar, e que recebe doentes de todos o país, especialmente do Norte e Centro.

O HDFF está a acompanhar 12 doentes da região centro litoral (Figueira da Foz, Leiria, Montemor-o-Velho e Marinha Grande), “que aceitaram o tratamento no Hospital de Dia, poupando-se a cíclicas viagens ao Porto e permitindo também ao CHUP receber outros utentes”.

“O tratamento com o medicamento Patisiran é administrado em perfusão, por via endovenosa, em Hospital de Dia, a cada três semanas”, explicou o HDFF.