Hospital de Évora realizou a primeira angiografia cerebral

O Centro de Responsabilidade Integrado Cérebro-Cardiovascular do Alentejo (CRIA) do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) realizou a primeira angiografia cerebral de diagnóstico, no âmbito do projeto de desenvolvimento da Angiografia na área da Neurorradiologia.

“A angiografia cerebral permite o diagnóstico e melhor caracterização de patologias cerebrovasculares, como por exemplo os aneurismas cerebrais, malformações vasculares, patologia isquémica, assim como o tratamento de algumas dessas patologias”, explicou a responsável pela Unidade de Neurorradiologia e líder do projeto de desenvolvimento Luísa Biscoito.

“Esta Unidade tem como objetivo melhorar e reforçar a capacidade de resposta à população de referência e à comunidade médica da região do Alentejo, na área da patologia cérebro-vascular. O desenvolvimento desta unidade permite uma aproximação de cuidados, promovendo a equidade no SNS. Desta forma, os doentes do Alentejo já não precisam de se deslocar aos grandes centros para realizar este tipo de exame”, afirmou a neurorradiologista.

Para o diretor do CRIA, Lino Patrício, “este é mais um passo para o desenvolvimento do CRIA: a formação de uma equipa multidisciplinar que consiga dotar o Hospital de Évora de mais respostas na área da patologia cérebro-vascular para a região”, sublinhando que “esta é a primeira fase de um plano cujo objetivo principal será tratar o acidente vascular cerebral em fase aguda”.