Hospital de Évora abre especialidade de Endocrinologia

• 19 janeiro 2022, quarta-feira
  • Gestão

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) disponibiliza, neste momento, a especialidade médica de Endocrinologia, para os utentes da região.

De acordo com o HESE, “a Endocrinologia é o estudo das hormonas endócrinas e das doenças que afetam os órgãos que as produzem e segregam na corrente sanguínea – as glândulas endócrinas – e que controlam as mais variadas funções do organismo, como sejam: o metabolismo, a resposta ao stress, o crescimento, a reprodução, a lactação e o funcionamento de outros tecidos tão importantes como o cardíaco, por exemplo”.

Segundo o responsável pela nova Unidade Funcional de Endocrinologia, José Marçalo, que iniciou funções no HESE no final de 2021, a importância da Endocrinologia prende-se com o facto de estas hormonas coordenarem e regularem uma grande parte das funções corporais, e portanto, a desregulação do sistema endócrino, para além de justificar uma abordagem individualizada.

“Pode influenciar a abordagem a muitas patologias normalmente afetas a outras especialidades, seja a Medicina Interna, a Cardiologia, ou a Neurologia”, acrescentou José Marçalo.

Assim, o HESE dispõe agora consultas de Endocrinologia, bem como o acompanhamento no internamento a todos os doentes referenciados internamente.