Hospitais e ACES iniciam implementação de plataforma de partilha de serviços

A plataforma eletrónica de Gestão Partilhada de Recursos do Serviço Nacional de Saúde (GPR_SNS) já começou a ser implementada em hospitais e Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) piloto do SNS, iniciando-se pela área dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT).

Esta medida dá seguimento ao disposto na circular normativa conjunta da ACSS e SPMS, que determina a implementação faseada da plataforma eletrónica GPR_SNS, que deverá decorrer até 30 de setembro.

Dando cumprimento ao disposto na circular, o sistema é implementado, nesta primeira fase, na ARS Norte (ACES Porto Ocidental, Gondomar e Barcelos/Esposende; Centro Hospitalar do Porto; Hospital Santa Maria Maior e Unidade Local de Saúde de Matosinhos) e na ARS LVT (ACES Almada Seixal, Arco Ribeirinho, Arrábida e Lisboa Norte; Centro Hospitalar Barreiro Montijo; Centro Hospitalar Lisboa Norte; Centro Hospitalar de Setúbal e Hospital Garcia de Orta).

A 30 de junho a ACSS vai disponibilizar questionários de avaliação da satisfação dos utilizadores das entidades que integram a fase piloto, com o intuito de identificar eventuais áreas de melhoria de cariz técnico e processual na utilização da plataforma.

À fase piloto segue-se a fase de alargamento, dividida em quatro momentos: a primeira fase de alargamento destina-se às restantes entidades da ARS Norte, e tem o seu arranque previsto a 3 de julho. A segunda fase de alargamento, com início previsto a 17 de julho, destina-se às restantes entidades da ARS LVT, a terceira, que inicia a 4 de setembro, às entidades da ARS Centro e a quarta, que começa a 18 de setembro, às entidades da ARS Alentejo e Algarve.

As entidades receberão formação, ministrada pelos SPMS. A circular prevê também que as ARS efetuem, antes do início das fases de alargamento, um levantamento de todos os acordos e protocolos existentes que envolvam entidades e unidades de saúde da sua área geográfica de abrangência, devendo a informação ser transmitida à ACSS até 15 dias antes do início da fase.

Mais informação aqui: http://www.acss.min-saude.pt/2017/06/02/hospitais-e-aces-iniciam-a-implementacao-da-plataforma-de-partilha-de-servicos-do-sns/