HFZ-Ovar realiza cirurgia no canal lacrimal

• 27 dezembro 2022, terça-feira

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) passou a realizar cirurgia no canal lacrimal, tendo a primeira intervenção ocorrido no passado mês de novembro.

Em comunicado, a responsável médica do Bloco Operatório e Serviços Cirúrgicos do HFZ-Ovar, Eulália Sá, explicou que este procedimento – denominado DCR – Dacriocistorrinostomia endonasal – visa “solucionar a obstrução das vias lacrimais, que se manifesta por lacrimejo persistente, secreções abundantes e por vezes infeção”.

Nos adultos, esta obstrução pode ocorrer sem causa específica, sendo mais comum no sexo feminino, em pessoas com idade superior a 40 anos.

“Estamos a falar da única forma de tratamento para este problema, que consiste em criar uma nova comunicação entre o saco lacrimal e a cavidade nasal, por via endoscópica, sem cicatriz visível”, esclareceu a responsável.

A DCR – Dacriocistorrinostomia endonasal é feita em regime de ambulatório, sob anestesia geral, sem necessidade de internamento. O período de recuperação dura, em regra, entre sete e dez dias.

Esta nova resposta do HFZ-Ovar reforça a atividade desenvolvida no bloco operatório desta unidade, que se encontra em fase de obra de reabilitação/ampliação e que deverá estar concluída no final de 2023.