HFF inicia consulta descentralizada de cirurgia geral no ACeS Sintra

• 03 fevereiro 2022, quinta-feira

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) vai disponibilizar, a partir desta semana, uma consulta de cirurgia geral no Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra (ACeS Sintra).

A aposta na articulação entre estas duas instituições do Serviço Nacional de Saúde permite a proximidade aos utentes e a continuidade dos cuidados.

Disponível a toda a área de influência do ACeS Sintra, a “consulta descentralizada nasce com o objetivo de prestar cuidados assistenciais, incluindo pequenas cirurgias, promovendo uma maior proximidade com o utente que já se desloca ao seu centro de saúde, visando, assim, um diagnóstico precoce e a referenciação mais atempada no Serviço Nacional de Saúde”, disse o diretor do Serviço de Cirurgia Geral do HFF, Vítor Nunes.

A atividade assistencial que o hospital se propõe assegurar assentará, nesta fase inicial, num período de consultas por semana, destinado a primeiras consultas da especialidade.

De acordo com a unidade hospitalar, à medida que as necessidades assim o ditarem, assegurar-se-á também a resposta em consultas de seguimento/subsequentes com o natural encaminhamento do utente para o HFF, sempre que a situação clínica assim o justificar.

Segundo a vogal executiva do Conselho de Administração do HFF, Alexandra Ferreira, “prevê-se a realização de 800 consultas de cirurgia geral durante o ano 2022, e pretende-se um aumento gradual deste tipo de atividade”.

“É objetivo do HFF o alargamento deste tipo de consulta descentralizada a outras especialidades, bem como a realização de consultas no ACeS Amadora, de forma a abranger toda a população da área de referência”, acrescentou a mesma responsável.

O HFF e o ACeS Sintra pretendem alargar esta resposta a outras especialidades/áreas de intervenção.