HFF e Centro de Simulação CUF estabelecem parceria

• 10 fevereiro 2022, quinta-feira

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e o Centro de Simulação da CUF Academic Center estabeleceram um protocolo para organização de programas de formação específica e diferenciada pós-graduadas, com recurso a simulador de Broncofibroscopia, destinado a internos de Medicina Intensiva.

O objetivo da parceria passa por promover ações de formação baseadas em simulação com elevado nível de diferenciação.

O diretor do Serviço de Medicina Intensiva do HFF, Paulo Freitas, e o diretor clínico do Centro de Simulação da CUF, Pedro Garcia, reforçam a importância destas parcerias na área da formação médica que trazem mais segurança à prática clínica e que contribuem para uma melhor resposta às necessidades da população.

De acordo com Paulo Freitas, “este protocolo, celebrado com base no interesse recíproco das duas instituições em desenvolver ações que contribuam para a partilha de conhecimento e ações de formação de medicina intensiva, prevê a realização regular de formações teórico-práticas base, com recurso a equipamentos de simulação de elevada componente tecnológica, com complemento de formação em Ginásio de Simulação”.

O modelo pedagógico do Centro de Simulação da CUF Academic Center, localizado no Hospital CUF Tejo, assenta numa vertente inovadora que permite aos profissionais de saúde realizar horas de treino suplementar, baseadas em simulação, e “com vista a alcançar proficiência e segurança na execução de técnicas e procedimentos específicos”, explicou Pedro Garcia.

As ações de formação, a decorrer no âmbito deste protocolo, irão iniciar durante o mês de março, estando previstas um total de cinco ações até ao final do corrente ano.