HDS investe em nova torre de laparoscopia 3D

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) adquiriu uma nova torre de laparoscopia 3D, um investimento que rondou cerca de 120 mil euros e que vem proporcionar uma melhor imagem de vídeo tridimensional em cirurgias.

Este equipamento, instalado no bloco operatório, é utilizado por várias especialidades e permite ao cirurgião realizar diversos procedimentos cirúrgicos guiados por imagem de vídeo.

De acordo com a diretora do Bloco Operatório do HDS, Natacha Nunes, a cirurgia minimamente invasiva vídeo assistida é uma tendência iniciada há décadas, com desenvolvimento crescente, acompanhada pelo HDS.

“A modernização permanente dos equipamentos envolvidos está a par com a expansão da sua utilização pelas diferentes especialidades cirúrgicas, bem como na expansão das indicações cirúrgicas”, afirmou a médica.

Os equipamentos de cirurgia vídeo assistida são utilizados no bloco operatório diariamente pelas especialidades de cirurgia geral, cirurgia torácica, urologia, ginecologia, otorrinolaringologia e ortopedia, em cirurgia programada e em cirurgia de urgência.

A aquisição do novo equipamento resultou de um plano de investimentos realizado no âmbito de uma candidatura ao Programa Alentejo 2020, que financiou 85 por cento do valor total.