HDES passa a realizar cirurgias da patologia hipofisária

  • 20 dezembro 2022, terça-feira
  • Gestão

O Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), nos Açores, realizou, pela primeira vez, cirurgias da patologia hipofisária, que anteriormente obrigavam a deslocações da região para o continente, anunciou a unidade hospitalar.

De acordo com o HDES, as cirurgias surgem na sequência de uma parceria dos Serviços de Endocrinologia e Nutrição e de Neurocirurgia com o Hospital Egas Moniz – Serviço de Neurocirurgia e o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental.

As cirurgias, realizadas pelas cirurgiãs Conceição Marques e Joana Tavares, tiveram lugar a 6 e 8 de dezembro, a tumores da hipófise, que “decorreram sem complicações, tendo os doentes tido já alta com devido seguimento posterior”.

Segundo o hospital, foram igualmente “realizadas dez consultas de avaliação e seguimento, visto que a maioria dos doentes já se haviam deslocado anteriormente ao Hospital de Egas Moniz, sendo assim mais cómodo e vantajoso, para os utentes com esta patologia, a vinda das especialistas ao HDES”.

De acordo com o HDES, estão previstas mais duas cirurgias no início de 2023.

“Antes da entrada em vigor deste projeto, os doentes açorianos tinham de ser operados no continente, o que envolvia estadias bastante longas, no mínimo de três semanas, por vezes superiores a um mês”, referiu o hospital.

Existem neste momento 12 doentes em lista de espera para este tipo de cirurgia.

O HDES anunciou também que “está em fase de instalação um novo equipamento adquirido para a realização das chamadas ‘provas de esforço’, no âmbito da especialidade de cardiologia”.

O novo equipamento foi adquirido ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, por cerca de 45 mil euros, sendo que “irá permitir maior precisão nos resultados, utilizando tecnologia de ponta neste domínio, consistindo num importante reforço dos serviços do HDES”.

Entretanto, o número de utentes em espera para cirurgia nos Açores “baixou em novembro para 9 830, o valor mais baixo registado em fim de período desde 2018”, tendo sido realizadas 866 cirurgias, o que resultou numa redução de 126 propostas na lista de inscritos no arquipélago.

Com 451 cirurgias realizadas em novembro, o HDES atingiu uma redução da lista de espera para a cirurgia de 170 propostas, enquanto o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira “não registou alteração e o Hospital da Horta aumentou 44”.

“É evidente a alteração significativa na proporção de utentes operados dentro do tempo máximo de resposta garantida no HDES: de 30,9 por cento em outubro passou para 35 por cento em novembro”, enquanto “nos outros dois hospitais do arquipélago a proporção baixou”.

De acordo com o HDES, a média regional “ultrapassou pela primeira vez os 50 por cento, fixando-se em 51 por cento em novembro”, sendo que “o tempo médio de espera voltou a baixar e encontra-se neste mês em 365 dias, ou seja, é a espera mais baixa registada nos últimos cinco anos”.

O HDES destacou a “enorme pressão sobre estes indicadores, que continua em alta, registando-se a entrada em lista de espera para cirurgia de mais 1 136 propostas, um valor que é superior às 866 cirurgias realizadas na região”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.