Hospital de Guimarães alarga tratamento ao domicílio

  • 15 janeiro 2018, segunda-feira
  • Gestão

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães alargou o horário de funcionamento do seu serviço de hospitalização domiciliária, que passa a ser prestado todos os dias, das 8 às 24 horas.

Segundo o hospital, este procedimento, iniciado em 2014, já permitiu concluir o tratamento no domicílio a mais de 600 doentes, encurtando a estada em cerca de um dia e os custos na unidade hospitalar, com plena satisfação dos doentes, assegura. No caso, trata-se da visita de enfermeiros ao domicílio do doente.

A Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (UMAD) do Hospital de Guimarães proporciona cuidados no período pós-agudo, possibilitando a recuperação do doente em ambiente familiar, através da deslocação de um enfermeiro, constituindo uma modalidade de cuidados de saúde complementares aos já existentes no hospital. Existem critérios de inclusão claros para os doentes que recebem este tipo de cuidados.

A unidade utiliza toda a tecnologia hospitalar compatível com o ambiente domiciliário e dá continuidade aos cuidados prestados no hospital, recorrendo a ações de promoção da saúde, tratamento da doença e reabilitação.


Mais informação em https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/01/12/hospitalizacao-domiciliaria-2/

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.