Governo cria comissão para planear a Estratégia Nacional da Medicina Genómica

O Ministério da Saúde criou uma comissão para definir o roadmap para o planeamento e implementação da Estratégia Nacional para a Medicina Genómica, que apoiará a contribuição de Portugal na iniciativa 1+MG.

O despacho hoje publicado em Diário da República refere que o Governo português assinou, em abril de 2018, a declaração “Towards access to at least 1 million sequenced genomes (1+MG) in the European Union by 2022”, tendo assumido o compromisso de colaborar no estabelecimento de uma estrutura de partilha de dados genómicos e de saúde da população europeia, e de contribuir para a meta de informação genómica e de saúde de um milhão de cidadãos europeus em 2022.

Esta partilha de dados genómicos e de saúde visa melhorar o diagnóstico, terapêutica e prevenção de patologias com contribuição genética significativa, como o cancro, as doenças raras, as doenças cardiovasculares ou as doenças do cérebro.

“O conhecimento gerado criará oportunidades para estimular a investigação e inovação na área da saúde e para melhorar os cuidados em áreas chave da saúde, através da implementação da medicina personalizada como abordagem médica do futuro”, refere o diploma.

A iniciativa 1+MG representa uma oportunidade para o desenvolvimento e implementação da Estratégia Nacional para a Medicina Genómica, a qual permitirá um avanço significativo na adoção de abordagens de medicina personalizada, a par com o desenvolvimento global da medicina nesta área.

A comissão agora criada vai criar um roadmap para o planeamento e implementação dessa estratégia nacional, identificando as suas etapas, atividades, calendarização, necessidades de investimento e posterior acompanhamento do processo.

A comissão, com mandato de três anos, é presidida pelo presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Fernando de Almeida.

Desde 2018, o INSA tem coordenado, em representação do Ministério da Saúde, a participação de Portugal neste processo, contribuindo ativamente para a preparação do roadmap da iniciativa 1+MG e organizando um grupo de trabalho nacional que envolve múltiplas instituições de relevância para o projeto.

O Despacho n.º 5135/2021 pode ser consultado AQUI.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.