Fio-guia de pressão OmniWire proporciona benefícios nas intervenções coronárias

O fio-guia de pressão Omniwire da Philips, “o primeiro de núcleo sólido do mundo” para intervenções coronárias, já é utilizado em alguns hospitais portugueses, permitindo aos profissionais manusear mais facilmente a guia de pressão ao longo do sistema circulatório do paciente para a medição da pressão arterial ao longo do vaso e a colocação de cateteres e stents.

A guia de pressão, que foi apresentada recentemente no evento virtual do EuroPCR 2021, já está a ser utilizada no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHLN).

De acordo com Philips, até à chegada do OmniWire, os fios-guias de pressão, que se revelaram como um instrumento muito útil na avaliação fisiológica das estenoses coronárias moderadas, pecavam pelas propriedades de navegabilidade das guias de pressão convencionais de intervencionismo.

Este tipo de inovações permitem realizar uma intervenção coronária com mais confiança e melhorar a forma como decorre a intervenção, incluindo a redução do tempo da mesma”, disse o diretor do Departamento de Coração e Vasos do CHLN/Hospital de Santa Maria, Fausto Pinto.

Para Fausto Pinto, as características deste fio-guia de pressão permitem melhorar ignificativamente a manipulação intracoronária, quer em termos de substituição, quer na forma como permite avançar na árvore coronária através de regiões estenosadas ou calcificadas.

“Permite igualmente obter um melhor sinal radiológico, o que melhora a visibilidade”, acrescentou o especialista.

De acordo com o diretor do Departamento de Coração e Vasos do CHLN, a melhoria das características da guia de pressão como instrumento intracoronário possibilita a sua utilização em contextos anatómicos mais complexos. “A sua utilização pode ser bastante alargada no intervencionismo coronário, ou seja, na avaliação do significado funcional de lesões ambíguas ou do local onde a decisão de intervir, ou não, seja o mais fundamentada possível. É neste contexto que o temos utilizado”.

Com o OmniWire, o profissional tem à sua disposição um fio-guia de pressão que permite “uma avaliação funcional das lesões coronárias num único dispositivo, bem como a realização de uma intervenção coronária sem perda de tempo na troca de fios”, afirmou Fausto Pinto.

O especialista esclareceu que, no futuro, os principais desafios prendem-se com a obtenção de parâmetros reprodutíveis com importância clínica, ou seja, que permitam identificar as lesões que necessitam de intervenção. “Seria igualmente importante termos, no mesmo dispositivo, a capacidade de obter dados funcionais e morfológicos, com imagens, quer se trate de IVUS, OCT ou não”, prosseguiu.

A nova guia de pressão “possibilita o cálculo de iFR e FFR, bem como o co-registo com iFR, o que permite obter dados importantes para avaliar a gravidade de uma lesão coronária”, confirmou Fausto Pinto.

Outra diferença em relação aos fios-guias de pressão convencionais é a possibilidade de co-registar os dados de iFR no angiograma, para identificar com precisão as zonas dos vasos sanguíneos que requerem tratamento.

O OmniWire está integrado no IntraSight, a plataforma de aplicações de intervenção da Philips que reúne um conjunto completo de modalidades clinicamente comprovadas, incluindo iFR, FFR, IVUS (ecografia intravascular) e co-registo, para simplificar intervenções complexas e acelerar os procedimentos rotineiros. Com a extração de iFR e o co-registo, os profissionais podem identificar os locais precisos que causam isquemia, planear o comprimento e a colocação do stent com um stent virtual e prever a melhoria fisiológica.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.