Famalicão vai ter duas novas Unidades de Saúde Familiar

As freguesias de Joane e de Calendário, em Vila Nova de Famalicão, vão ter novas Unidades de Saúde Familiar, há muito reivindicadas pelas populações locais.

Em comunicado, o município referiu que celebrou com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte os contratos-programa que vão servir de base para a apresentação de duas candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com vista à construção e apetrechamento daqueles dois novos equipamentos de cuidados de saúde primários.

“Ambos os projetos eram há muito tempo reclamados com toda a justiça pelas populações e, com a assinatura destes dois protocolos, demos um importante passo nesse sentido”, referiu o presidente da Câmara, Mário Passos, citado no comunicado.

Em termos contratuais, a Câmara de Famalicão compromete-se a elaborar o projeto de execução da obra, a promover a execução da empreitada e a assegurar a fiscalização dos trabalhos, assumindo ainda a candidatura às verbas do PRR.

Ambos os equipamentos serão construídos em terrenos cedidos pela autarquia à ARS-Norte.

O PRR estima um financiamento máximo de quase 1,2 milhões de euros para a construção da Unidade de Saúde de Joane e de 1,1 milhão de euros para a construção da Unidade de Saúde de São Miguel-o-Anjo, em Calendário.

Sobre os eventuais custos que as duas obras possam vir a representar para o município, Mário Passos disse que “ainda não é possível prever qual será o investimento total das duas empreitadas, nem aquele que será assumido pela Câmara Municipal”.

“Para já, a autarquia está a trabalhar na elaboração dos projetos”, adiantou o autarca.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.