Prémios de gestão hospitalar entregues a 20 de outubro

• 18 outubro 2017, quarta-feira

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) promove, a 20 de outubro, a quarta edição do Prémio Healthcare Excellence, durante o qual serão apresentados os projetos finalistas de gestão hospitalar, implementados em 2016, que contribuíram para o aperfeiçoamento do serviço prestado aos doentes. Destes, serão selecionados os três melhores.

Esta distinção pretende incentivar a reconhecer projetos de qualidade e orientados para a melhoria do serviço aos utentes, desenvolvidos e implementados nos hospitais portugueses.

A avaliação dos trabalhos, que terá como critérios a inovação e a replicabilidade, fica a cargo de um júri constituído por quatro elementos: Margarida França (da APAH e presidente do júri), Pedro Alexandre (vogal do Conselho Diretivo da ACSS), Alfredo Lacerda Cabral (administrador do Hospital Garcia de Orta) e Miguel Múrias Mauritti (jornalista do Saúde Online).

Com esta iniciativa queremos premiar a excelência na gestão das unidades de saúde, porque acreditamos que reconhecer os bons exemplos é contribuir para a melhoria efetiva dos cuidados de saúde em Portugal”, refere Alexandre Lourenço, presidente da APAH. E acrescenta: “A seleção das candidaturas finalistas foi uma tarefa bastante difícil, pelo elevado interesse dos projetos, e revelado também pelo aumento em número e qualidade das boas práticas e inovação dentro do SNS. Acreditamos que o reconhecimento e disseminação de práticas de excelência asseguram a melhoria da qualidade de cuidados de saúde à população e, por isso, continuamos a nossa aposta neste prémio para o qual contamos com o contributo de todos em futuras edições do Healthcare Excellence”.

Na edição deste ano foram recebidas 19 candidaturas, das quais sete passaram à fase seguinte e serão apresentadas publicamente na sessão solene da próxima sexta-feira. No decorrer da cerimónia será eleito pelo júri o vencedor do Prémio Healthcare Excellence 2017.

Entre os finalistas estão projetos do Centro de Medicina e Reabilitação Rovisco Pais, Instituto Português de Oncologia do Porto, Hospital Beatriz Ângelo, Hospital de Braga, Hospital de Cascais e Unidade Local Saúde de Matosinhos.

Foto: Janko Ferlic