UMinho vai receber infraestrutura para o estudo da engenharia de tecidos

A Universidade do Minho lançou um concurso para a empreitada de construção do edifício sede da TERM RES Hub – Infraestrutura Científica para a Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa.

O contrato, no valor de 2.190.000 euros, tem um prazo de execução de 300 dias e as propostas podem ser apresentadas até 14 de abril.

A nova infraestrutura é uma parceria entre o Laboratório Associado ICVS/3B’s/UM, o EXPERTISSUES e a Association For The Advancement Of Tissue Engineering And Cell Based Technologies & Therapies (A4TEC).

Contexto

A TERM RES Hub, estrutura prevista no Roadmap de infraestruturas de investigação portuguesas para o período 2014-2020, vai proporcionar acesso a uma ampla variedade de serviços relacionados com a engenharia de tecidos e a medicina regenerativa, incluindo serviços técnicos e de consultoria de elevada qualidade na área da medicina regenerativa e dos dispositivos médicos. Esta estrutura vai também ter serviços de síntese e processamento de materiais, caracterização físico-química e testes biológicos de dispositivos médicos e produtos de engenharia de tecidos.

O centro vai permitir o desenvolvimento de tecnologia de ponta para novas terapias clínicas e estratégias de regeneração de tecidos. Para que este objetivo seja cumprido, o novo centro, situado no campus de Guimarães da Universidade do Minho, irá adotar metodologias multidisciplinares de modo a desenvolver novas e sofisticadas intervenções para problemas de saúde, incluindo métodos avançados de diagnóstico e terapêutica.

A TERM RES Hub será coordenada por Rui L. Reis, fundador da 3B’s.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.