Eficiência Energética em Instalações Hospitalares – Hospital Geral de Coimbra

No âmbito do Despacho n.º 4860/2013, o Guia de Boas Práticas para o Setor da Saúde, que faz parte da estratégia de implementação do Plano Estratégico de Baixo Carbono e do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública no Ministério da Saúde, apresenta-se como um instrumento que visa promover a redução dos consumos e dos custos com energia e água, reduzir a produção de resíduos e difundir a adoção de comportamentos que fomentem economias de baixo carbono, através de medidas que implicam custos de investimento reduzidos.

As infraestruturas da saúde e, em especial, os hospitais, com um funcionamento de 24 horas, todos os dias do ano, caracterizam-se pelo consumo intensivo de energia, necessário para manter condições específicas de climatização, iluminação e para os serviços de atendimento de milhares de pacientes e utentes. Torna-se necessário introduzir critérios de eficiência energética, não apenas pelos efeitos que o consumo de energia tem sobre o ambiente, como também pelos elevados preços das diferentes formas de energia e pela repercussão no custo que representa para os serviços de saúde.

Neste trabalho são identificadas e avaliadas medidas de eficiência energética a implementar no edifício do Hospital Geral de Coimbra, tendo por base os resultados da Auditoria Energética realizada naquela estrutura hospitalar, no âmbito do respetivo processo de certificação energética.

Eficiência Energética em Edifícios Hospitalares

Os hospitais e edifícios hospitalares são, regra geral, grandes consumidores de energia, já que funcionam todos os dias do ano, 24 horas por dia e necessitam de grandes quantidades de energia para garantir a qualidade do conforto e do atendimento dos pacientes.

Como grandes consumidores de energia, os edifícios hospitalares exigem uma gestão de energia eficaz e criteriosa, uma vez que a implementação de medidas de eficiência energética para a redução de consumos não deve afetar a qualidade do serviço prestado. Apesar de a eficiência energética ser um requisito cada vez mais importante, num hospital as considerações médicas devem ser a principal prioridade. (...)

Por Pedro Miguel Vaz Teixeira1, Paulo Filipe de Almeida Ferreira Tavares1, 2, 3 e Dulce Helena de Carvalho Coelho1, 2

[1] Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Rua Pedro Nunes - Quinta da Nora, 3030-199 Coimbra, Portugal

[2] INESC Coimbra - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra, Rua Sílvio Lima, Pólo II, 3030-790 Coimbra, Portugal