ARS Norte com duas novas USF

A USF de Avintes, pertencente ao ACEs de Vila Nova de Gaia, e a de Vale do Este (Famalicão) entraram em funcionamento a 3 de dezembro. Os utentes inscritos nas duas unidades passam agora a dispor cuidados de saúde prestados em regime de Equipa de Saúde Familiar, ou seja, com médico, enfermeiro e secretário clínico.

A USF Avintes, em Gaia, vai servir uma população de mais de 10. 200 utentes e a USF Vale do Este, em Vila Nova de Famalicão, vai servir cerca de 6.100 pessoas.

As novas unidades vão permitir a vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida, a saúde da mulher, a saúde do recém-nascido, da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Cuidados em situação de doença aguda, acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla, desenvolvimento do modelo de enfermeiro de família e cuidados no domicílio são outros serviços garantidos.

Com estas duas novas USF, a região de saúde do Norte passa a ter 248 USF, prevendo-se que, até final do ano em curso, este número possa ser aumentado, avança o Portal da Saúde.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.