Drone de transporte de órgãos para transplante ganha competição

A equipa ByOhope venceu a segunda edição do concurso de inovação em saúde Life Enablers com o projeto de desenvolvimento e integração de uma rede organizada e inteligente de veículos aéreos não tripulados (drones) que tem como objetivo participar ativamente no transporte de órgãos para transplante, em território nacional, com possibilidade de escalar internacionalmente.

O júri, composto por médicos, enfermeiros, representantes de associações de doentes, sugeriu que o projeto evoluísse de forma a resolver outras necessidades e eventuais ideias como, por exemplo, transporte de medicamentos, sangue ou monitorização de doentes à distância.

A equipa vendedora, composta por estudantes universitários da Universidade da Beira Interior, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e da Universidade do Minho, recebe agora o prémio financeiro de quatro mil euros.

Ao longo dos últimos 12 meses, a equipa ByOhope teve a possibilidade de interagir com diversas sociedades científicas como a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, empresas como a Vodafone, associações de doentes como a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa e Doença de Crohn ou os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

A Life Enablers, uma iniciativa da Takeda Portugal, dirigida a estudantes do Ensino Superior, pretende acelerar ideias que melhorem a qualidade de vida de doentes e das suas famílias. Candidataram-se 120 alunos de ensino superior/recém-diplomados com 41 equipas iniciais e ideias.  Dispositivos médicos inovadores, aplicações móveis para a saúde e soluções tecnológicas baseadas na inteligência artificial constituem o foco dos projetos que estiveram a concurso.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.