Digitalmente sem Limites

O futuro é digital.

Em pleno século XXI, verifica-se um crescimento exponencial da digitalização nos vários setores macro e microeconómicos a nível mundial. A saúde tem sido um dos setores mais predispostos à integração tecnológica, uma vez que, com auxílio de equipamentos e algoritmos certos, consegue-se oferecer soluções de elevada qualidade, promovendo a saúde e bem-estar do doente.

A Internet Of Things é o futuro próximo e a base de todos os equipamentos que vão surgir no mercado mundial que, por sua vez, afeta a comunidade europeia e, consequentemente, Portugal. Se houver possibilidade de automatizar as máquinas/produtos, promove-se a rapidez de resposta, a diminuição de custos e a eficácia do equipamento. Futuramente, será potencialmente possível controlar remotamente os implantes e, dessa forma, prevenir que um aneurisma rebente, impedir o aumento do líquido cefalorraquidiano com a programação remota de uma válvula, prevenir o desgaste de uma prótese de anca, etc.

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) tem um papel preponderante na gestão do avanço da tecnologia, pelo que, atualmente, discutem-se os melhores métodos a adotar na gestão de data base. A solução a longo prazo poderá passar por criar barreiras de segurança extremas, como firewalls e chaves cripto métricas, que garantam acessos condicionados aos dados do doente, e se consiga prestar cuidados de saúde de qualidade.

A Inteligência Artificial tem, assim, um poder cada vez maior na área da saúde, verificando-se um grande investimento no imobilizado hospitalar de última geração. Os equipamentos atuais conseguem, através de um conjunto de dados (data sets), criar padrões para, por exemplo, saber com maior exatidão qual o diagnóstico de um doente. (...)

Por Catarina Sá Silva, mestre em Engenharia Biomédica e especializada em Neurociências; trabalhou na Accenture como Application Development Associate em Plataforma de Success Factors; atualmente, trabalha como Product Manager de dispositivos médicos nas áreas de Neurocirurgia e Motores Cirúrgicos da empresa B. Braun Medical; iniciou em 2022 o Executive MBA na ISCTE, em parceria com a London Business School.; e Carolina Raimundo, mestre em Engenharia Biomédica e especializada em Engenharia Clínica; trabalhou como Business Consultant na empresa Saúde@Home; recentemente, participou no curso HelloAIRISOnline, dedicado à aplicação de modelos de Inteligência Artificial na prática clínica; atualmente, trabalha na B. Braun Medical como Digital Application Specialist nas áreas de Neurocirurgia, Sistemas Automáticos de Infusão e Nutrição Clínica

Artigo completo na TecnoHospital nº114, nov/dez 2022, dedicada ao tema 'Robótica em Cuidados de Saúde'

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.