DGS define prazos para consultas pré-concecional e de gravidez

  • 01 fevereiro 2023, quarta-feira
  • Gestão

As mulheres que planeiam engravidar devem ter acesso a uma consulta pré-concecional no máximo de 90 dias e as grávidas terão de ter a primeira consulta de gravidez até às dez semanas de gestação, de acordo com a nova norma publicada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Esta norma, que diz respeito à organização dos cuidados de saúde na preconceção, gravidez e puerpério, vem também uniformizar os critérios para avaliação de situações de risco gestacional a serem aferidos em todas as consultas, e passa a definir os locais mais adequados para o acompanhamento da mulher durante a gravidez, tanto na gravidez de baixo risco como na gravidez de vigilância acrescida.

A norma estabelece um referencial clínico para o encaminhamento prioritário das mulheres grávidas com necessidade de cuidados não-programados, uma vez que, a par das urgências obstétricas, determina a criação de Consultas abertas nos Cuidados de Saúde Primários e de Consultas abertas do Primeiro Trimestre em hospitais com cuidados obstétricos.

Esta medida permite alargar o acesso, assegurar a proximidade e aumentar o conforto na prestação de cuidados em todos os momentos da gravidez e puerpério.

A informação sobre o horário e os locais que passam a estar acessíveis a grávidas com necessidade de cuidados de saúde não-programados deverá ser garantida pelas unidades de saúde e pela linha SNS 24 (808 24 24 24), sendo que a norma da DGS faculta as informações e conselhos que devem ser prestados a todas as grávidas.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.