Cuidados paliativos do IPO Lisboa renovam acreditação

• 11 outubro 2021, segunda-feira

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) voltou a ser acreditado pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) como Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos para o triénio 2022/2024.

O IPO Lisboa foi o primeiro hospital do Serviço Nacional de Saúde a obter este certificado de qualidade, reconhecimento que possui desde 2015.

Os requisitos para a certificação como Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos estão relacionados com a qualidade e com a filosofia dos cuidados prestados aos doentes oncológicos, devendo os cuidados paliativos ser oferecidos de forma integrada com os tratamentos dirigidos ao cancro, estar disponíveis ao longo de toda a trajetória da doença e não apenas no fim da vida e serem extensíveis às famílias.

“No IPO, os cuidados paliativos são prestados de forma integrada pelo Serviço de Oncologia Médica, pela Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos e pela Unidade de Assistência Domiciliária, com equipas multidisciplinares (médicos, enfermeiras, psicólogos, assistentes sociais), estando também garantido o apoio espiritual”, refere o comunicado divulgado pelo IPO Lisboa.