CRI de Oftalmologia do HFF aumenta atividade assistencial

• 09 fevereiro 2023, quinta-feira

Um ano após a sua criação, o Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia (OFTACRI) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) teve um aumento de 28 por cento de consultas externas de Oftalmologia, um crescimento de 57 por cento de primeiras consultas e um aumento de 34 por cento da atividade cirúrgica nesta especialidade.

Em comunicado, o HFF explicou que o OFTACRI realizou, em 2022, 34 784 consultas externas de Oftalmologia (mais 7 583 do que em 2021) e 5 303 cirurgias (mais 1 348 do que no ano anterior), o que representa um excedente de 1 600 consultas e 188 cirurgias relativamente ao objetivo contratualizado.

O impacto das medidas implementadas pelo OFTACRI também revela uma recuperação do indicador que avalia a percentagem de consultas realizadas dentro dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos, que passou de oito por cento, em 2021, para 60 por cento, em 2022.

Verificou-se, ainda, uma redução da mediana do tempo de lista de espera para consulta, que foi diminuído em 26 dias em um ano, passando de 79,4 dias, em 2021, para 53,5 dias, em 2022.

O OFTACRI é o primeiro Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) do HFF. Os CRI são modelos organizacionais de gestão alternativos do Serviço Nacional de Saúde, dotados de autonomia funcional, e constituídos por equipas multidisciplinares de profissionais de saúde, que têm autonomia para potenciar a capacidade instalada preexistente, aumentando a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde.