Cova da Beira: Investimento de mais de 900 mil euros em imagiologia

O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, que integra os hospitais da Covilhã e do Fundão, está a implementar um projeto na área da imagem médica digital, que implica um investimento superior a 900 mil euros.

De acordo com aquela unidade, o projeto é apoiado em 784.510 euros por fundos comunitários e em 138.442 euros por fundos públicos nacionais, no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública, SAMA2020.

Com a designação eSG3ID – Ecossistema de Gestão Integrada de Imagem e Interoperabilidade Digital, este projeto consiste na implementação de três soluções tecnológicas que operam entre si, designadamente um sistema de comunicação e arquivo de imagens médicas, um sistema de radiologia digital de aquisição direta e um sistema de rede sem fios com localização em tempo real.

Estas soluções serão integradas com a Plataforma de Dados da Saúde e irão permitir melhorar a segurança ao nível do armazenamento, uma maior rapidez e facilidade de acesso ao arquivo de imagens médicas (exames) por parte dos profissionais de saúde, diminuir os tempos de resposta nos cuidados a prestar e melhorar a qualidade do diagnóstico, submetendo os utentes a menores índices de radiação, explica o CHUCB.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.