Concurso para centro de saúde dos Carvalhos recebeu 14 propostas

O novo concurso para a construção do Centro de Saúde dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, de cerca de oito milhões de euros, recebeu 14 propostas, depois de o primeiro ter ficado deserto.

“As 14 propostas apresentam valores significativamente abaixo dos oito milhões de euros”, disse o presidente da câmara Eduardo Vítor Rodrigues aos jornalistas, no final da reunião do executivo municipal.

O autarca recordou que o primeiro concurso, que assentava nos 3,9 milhões de euros, ficou deserto porque abriu “naquele momento prévio da crise da guerra, das matérias-primas e dos combustíveis”.

“Quando lançámos o centro de saúde a concurso tínhamos uma estimativa de preço, mas o mercado mudou rapidamente e o concurso ficou deserto”, explicou.

Posteriormente, acrescentou, o projeto e a dotação orçamental foram revistos e, neste novo concurso, já surgiram 14 propostas.

A empreitada deverá arrancar no final do segundo trimestre de 2023, estimou.

Eduardo Vítor Rodrigues afirmou ainda que o projeto é “icónico” para Vila Nova de Gaia porque será o “primeiro centro de saúde do país” a integrar cuidados primários e pré-hospitalares.