Novo código visual da dor para melhorar comunicação entre médico e doente

A Grünenthal lançou o site www.dor.com.pt, uma plataforma destinada a doentes e profissionais de saúde, acompanhada de um novo código de avaliação da dor com recurso a imagens.

Ana Pedro, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, afirma, citada num comunicado da Grünenthal, que “o novo código visual da dor é uma ferramenta de cariz artístico, facilitadora da comunicação entre médico e doente. O código visual permitirá auxiliar a interpretação da dor pelo doente, contribuindo para a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos doentes com dor crónica em Portugal”.

O novo código visual pretende representar alguns descritores de dor através de 12 imagens: ferro em brasa, formigueiro, frio gelado, beliscão no nervo, rastejar sobre a pele, facada, choque elétrico, alfinetes, espasmo agudo, dor perfurante, arame farpado e queimadura.

“Nem sempre é fácil o doente exprimir a sua dor (a dor não se vê!), o que pode ser uma barreira para o médico na compreensão da doença e no diagnóstico final. Esta nova ferramenta visual é, sem dúvida, uma mais-valia para os doentes e também para nós médicos, que tentamos diariamente compreender e avaliar corretamente a sua dor”, salienta a médica.

O código visual da dor conta com o apoio da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, da Sociedade Portuguesa de Oncologia, da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Portuguesa de Reumatologia.

O site www.dor.com.pt é composto por duas áreas distintas, uma reservada a profissionais de saúde e outra com informação destinada à população em geral. Esta pretende ser uma plataforma de apoio aos doentes, cuidadores e restante população, na medida em que vai disponibilizar informação útil sobre a doença, desde o diagnóstico ao tratamento, e onde estará disponível, para consulta, o novo código visual da dor.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.