Cirurgia Pediátrica do CHVNGE renova certificação

• 02 fevereiro 2023, quinta-feira

O Serviço de Cirurgia Pediátrica do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) manteve a certificação de nível bom, segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA) adotado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Para o diretor do Serviço de Cirurgia Pediátrica, Pinho Sousa, a acreditação dos serviços assistenciais ACSA/DGS, que vem sendo praticada há uns anos, não é meramente assistencial, mas também um patamar para a criação dos centros de excelência e tem como objetivo primordial a melhoria de cuidados prestados ao utente.

“No caso do nosso serviço tem como consequência mais imediata um maior grau de satisfação quer das crianças quer dos seus responsáveis legais, realidade que é percetível através dos inquéritos de satisfação realizados”, referiu o responsável.

Atualmente, o serviço serve cerca de 175 mil utentes em idade pediátrica, o que se traduz em cerca de seis mil consultas por ano, das quais 33 por cento são primeiras consultas, aumentando a respetiva atividade cirúrgica, nomeadamente em regime de ambulatório.