CHUSJ vai ter Centro de Ciência e Inovação em 2023

Fotografia: Reis Quarteu_Wikipédia

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai ter um Centro de Ciência e Inovação, onde serão centralizados ensaios clínicos com medicamentos inovadores em ambiente de ambulatório.

Esta estrutura, que será instalada num edifício contruído de raiz com conclusão prevista para o segundo semestre de 2023, irá otimizar as condições logísticas para a realização de ensaios clínicos, tornando o CHUSJ ainda mais competitivo na Europa para a captação de novos ensaios clínicos em áreas de elevada diferenciação.

A diretora clínica do CHUSJ, Maria João Baptista, explicou que o São João tem “neste momento, 95 ensaios clínicos ativos” e que “é possível, com pragmatismo e empenho, duplicar estes valores, com excelentes ganhos em saúde para os doentes, mas também para a instituição e para o país”.

Os ensaios clínicos são o meio de transpor o resultado da mais avançada investigação biomédica laboratorial para a realidade clínica, permitindo testar novas formas de tratar ou prevenir doenças, frequentes e raras.

O futuro Centro de Ciência e Inovação do CHUSJ, orçado em mais de 200 mil euros, será construído com o apoio do mecenato.