CHUSJ adquiriu equipamento de ressonância magnética

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) adquiriu um novo equipamento de Ressonância Magnética (RM) de alto campo (3T) que já se encontra em funcionamento e vai permitir aumentar “de forma relevante” o número de exames efetuados no hospital.

Para o diretor do Serviço de Radiologia do CHUSJ, António Madureira, o equipamento em funcionamento permitirá “aumentar a capacidade de resposta às necessidades do hospital e reduzir o envio de exames de RM para o exterior”.

Este equipamento permitirá ainda a “realização de novos exames de Radiologia que não era possível realizar anteriormente como a RM de corpo inteiro, exames cardíacos com estudo de perfusão miocárdica, entre outros”.

De acordo com a médica do Serviço de Neurorradiologia Maria Silva, “este aparelho permite uma grande melhoria da qualidade dos exames devido à melhor qualidade do equipamento e otimização dos estudos funcionais e de outras técnicas avançadas de diagnóstico”.

“Com a instalação de aparelho de anestesia neste equipamento, será possível realizar exames de RM de alto campo (3T) com anestesia, alargando a capacidade de resposta do hospital”, acrescentou a médica.

O CHUSJ dispõe também de uma nova sala de Angiografia Digital que entrou em funcionamento há cerca de um mês, após ter sido requalificada e equipada com um angiógrafo biplanar, que vem duplicar a capacidade de resposta do CHUSJ para estes procedimentos.

Segundo o diretor do Serviços de Radiologia, Neurorradiologia e Angiologia e Cirurgia Vascular, José Fernando Teixeira, “este aparelho vai permitir dar uma resposta atempada aos casos urgentes e eletivos de diagnóstico e tratamento da patologia vascular periférica e exclusão endovascular de pessoas com aneurisma torácico ou abdominal”.

A aquisição deste aparelho vai permitir reduzir “de forma significativa” a dose de radiação a que os pacientes estão expostos, assim como realizar técnicas de intervenção com maior segurança, informou a médica Maria Silva.

A Unidade de Radiologia de Intervenção também beneficia com esta aquisição, que vai permitir uma resposta mais atempada e de maior qualidade ao crescente número de pedidos, quer programados, quer de urgência.