CHUCB realiza primeira cirurgia minimamente invasiva do punho

• 10 dezembro 2021, sexta-feira

O Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) realizou, no dia 19 de novembro, a primeira cirurgia minimamente invasiva do punho com recurso ao NanoScope, uma tecnologia lançada nos Estados Unidos da América em 2019 e utilizada em Portugal desde o início deste ano.

O CHUCB é um dos primeiros hospitais públicos do país, e o primeiro da região centro, a implementar este procedimento inovador, através do qual os cirurgiões ortopedistas introduzem, na área afetada, uma câmara do tamanho de uma agulha com 1,9 mm para tratar ou diagnosticar lesões articulares, o que para o doente resulta numa recuperação muito mais rápida e sem cicatrizes cutâneas.

A ortopedista do CHUCB Cláudia Santos, com experiência na área da cirurgia da mão e do punho, explicou que a diferença consiste no artroscópio utilizado, o NanoScope, que apresenta um terço do tamanho dos artroscópios convencionais e que, desta forma, “permite visualizar todas as estruturas da articulação, cartilagens, ossos, ligamentos e até os tendões, através de um ‘mini microscópio’, que dado o tamanho e flexibilidade, não danifica a cartilagem, o que representa um futuro muito promissor em termos de cirurgia da mão”.

Com esta técnica artroscópica aliada à nanotecnologia podem ser diagnosticados em consultório, com recurso a uma simples anestesia local, quistos sinoviais, roturas de ligamentos, conflitos osteoarticulares, instabilidades cúbito-carpais e outras, sendo estes depois tratados através da mesma tecnologia, em bloco operatório ou em ambulatório, com recurso a anestesia geral ou local.

O objetivo desta médica é continuar a apostar na área da cirurgia da mão e apostar na realização desta técnica com o método WALANT (Wide Awake Local Anesthetic No Tourniquet procedure), ou seja, com anestesia local, por forma a conseguir dar uma resposta mais célere às necessidades dos seus doentes.