CHUCB promove II Encontro das Tecnologias da Saúde

• 10 fevereiro 2023, sexta-feira

Atualizado a 27.02.2023, às 17h20

O Conselho Técnico do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) vai promover no dia 3 de março, a segunda edição do “Encontro das Tecnologias da Saúde”, iniciativa programada inicialmente para março de 2020, mas adiada devido à pandemia de covid-19.

O objetivo desta iniciativa passa por cimentar a partilha de conhecimentos e experiências entre todos os técnicos superiores de saúde das áreas de Diagnóstico e Terapêutica, intervenientes no diagnóstico e investigação.

O tema central é “Dos 0 aos 100… – Tendências no Diagnóstico e Intervenção”, pretendendo-se a partilha e discussão dos mais recentes estudos e investigações realizadas, dentro das diversas áreas de trabalho e saber, correspondentes ao grupo de técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, promovendo assim uma profícua disseminação do conhecimento e a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos utentes, referiu o CHUCB em comunicado divulgado.

Nesta segunda edição, as temáticas a abordar nos diversos painéis versam:

Investigação em Saúde (9 horas – 10 horas)

• Desafios atuais na investigação clínica – o papel do TSDT
  • Investigação Clínica: boas práticas, limitações e resultados
  • Exemplos de investigação

Diagnóstico e Intervenção em Idade Neonatal e Pediátrica (11 horas – 12h30)

• Terapia Ocupacional: Intervenção em Integração Sensorial
  • Terapia da Fala: O papel do terapeuta da fala no recém-nascido com dificuldades alimentares
  • Cardiopneumologia: Distúrbios respiratórios do sono em idade pediátrica

Inovações Diagnosticas e Terapêuticas na Idade Adulta (14 horas – 16 horas)

• Patologia Clínica: Novos Anticoagulantes Orais
  • Farmácia: Terapia Oncológica Sistémica
  • Radiologia: Soluções Inovadoras em Imagem Médica de Diagnóstico
  • Anotomia Patológica: Cancro – Destino Genético ou Consequência de Hábitos

Novas Tendências na Área da Reabilitação do Adulto ao Idoso (16h30 – 18 horas)

• Fisioterapia: A Intervenção do Fisioterapeuta nos Programas de Reabilitação Respiratória nos Cuidados de Saúde Primários
  • Neurofisiologia: Novas perspectivas em Neuroreabilitação – Estimulação Magnética Transcraniana
  • Audiologia: Impacto da Reabilitação Auditiva no Idoso

A inscrição pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online.