CHUC reforça radioterapia com novos aceleradores lineares

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) instalou o primeiro de dois aceleradores lineares no Serviço de Radioterapia, o que irá contribuir para a qualificação do acesso dos utentes aos cuidados de saúde.

A aquisição de dois equipamentos TrueBeam, em conjunto com o acelerador TrueBeam já existente no Serviço desde 2016, irá permitir o acesso a tratamentos através das técnicas atualmente recomendadas, nomeadamente imagem guiada, intensidade modulada, arcoterapia com intensidade modulada e técnicas de sincronização com base no ciclo respiratório do doente, “vindo assim potenciar a capacidade de tratamento instalada de acordo com os mais elevados padrões de qualidade técnica e científica”, lê-se em comunicado divulgado.

Um dos aceleradores integrará ainda a valência de Radiocirurgia, que até ao momento era inexistente neste centro hospitalar.

O Serviço de Radioterapia do CHUC trata diariamente cerca de uma centena de doentes, provenientes de toda a região centro, sendo assim responsável pelo tratamento de quase metade dos doentes oncológicos sujeitos a radioterapia na região centro.

Para além da atividade assistencial, o serviço de Radioterapia do CHUC é também referência na formação e treino médico na especialidade de Radioncologia e formação pré-graduada de médicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e enfermeiros.

Os novos equipamentos proporcionarão igualmente maior diferenciação na formação destes profissionais, com a aquisição de competências superiores e impacto no tratamento do doente oncológico, imediato e futuro.