CHUC realizou 1 500 implantes cocleares

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) efetuou, no dia 16 de maio, o implante coclear número 1 500.

O coordenador do Centro de Referência de Implantes Cocleares do CHUC, João Elói, disse que “o acaso do destino” levou a que a enfermeira Licínia Marques estivesse presente na primeira equipa cirúrgica e na equipa de agora, 1 500 implantes depois, considerando tratar-se de um “momento particularmente especial do trabalho de toda uma equipa de médicos, administradores, enfermeiros, técnicos, terapeutas, administrativos e auxiliares, presentes e passados, que só chegou a este bom porto com todo o apoio verificado por parte das direções do Serviço de Otorrinolaringologia, das direções clínicas e dos conselhos de administração que ao longo destes 38 anos têm incentivado, sem exceção, este método terapêutico”.

O responsável recordou este programa pioneiro iniciado em 1985, pelos médicos, Manuel Filipe Rodrigues e Fernando Rodrigues, “pioneirismo que tornou Portugal no terceiro país europeu a usar esta técnica de uma forma clínica rotineira e desde logo definindo um método inovador de (re) habilitação da audição e fala – o método de Coimbra”.

João Elói congratulou-se pela “continuidade do trabalho de grande responsabilidade, com desafios crescentes, desenvolvido ao longo de todos estes anos, de modo a corresponder aos ensejos e às necessidades (vitalícias) dos doentes” que, de todo o país, cada vez mais os procuram, concluiu.

O conselho de administração do CHUC aproveitou a ocasião para endereçar “felicitações e reconhecimento a toda a equipa e a todos quantos, ao longo do tempo, permitiram alcançar este elevado número de implantes colocados e que tanto contribuíram para a qualidade de vida de quem os recebeu”, lê-se no comunicado.